31 outubro 2008

Papo Cabeça

 


Vira e mexe as pessoas falam da infância apenas como uma fase da vida muito feliz, onde não tínhamos nenhuma obrigação, todos são simpáticos com você e as comidas e cheiros são muito marcantes.
Mas a verdade, é que falta na vida dos pequenos o famoso e conhecido livre-arbítrio. E exercer este direito é o que nos faz sentir mais livres! E é sentindo segurança nas escolhas que vamos fazendo ao longo da vida, que nos tornamos seguros, ajustados e felizes.

Agora,numa vida onde você não decide nem a hora em que come ou dorme dá quase para entender porque eles se jogam no chão de raiva das coisas! Com isso em mente, acho que os pais deveriam estimular seus filhos a exercerem seu livre arbítrio nas áreas onde ele efetivamente PODE fazer escolhas. Quer comer banana ou manga de sobremesa? Não quer ir com esta roupa? Quer ler no lugar de ver tv? Quer ver tv e ler? Enfim... deixar que ele comece a fazer suas pequenas escolhas. Que ele sinta-se livre. Que ele se sinta seguro à medida em que vai decidindo sua vidinha.

Tento ao máximo fazer isso com o Gabriel. E sou muito grata aos meus pais, porque desde que eu me lembro eu sempre tive o direito de fazer minhas escolhas.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: