29 outubro 2007

Como interruptor... Claro!!

Fim de semana passado recebemos a visita da nossa querida amiga Suzana. Pra quem não conhece, a Su é uma neurocientista com um trabalho muito reconhecido na área de divulgação científica.
Conversando com ela sobre o processo de teste que as crianças pequenas submentem os pais (quando vc acabou de falar "não faça!" e a criança te olha com a melhor cara do mundo e... faz! As vezes, vc nem disse nada daquela vez... A criança se vê diante da mesma situação, olha pra vc com aquela mesma cara de safada e FAZ!
Ouvi a vida inteira que isso era a criança testando os pais. Mas testando o quê? A paciência, os limites, os nervos... Mas por que? AAARRRGGHH!!) ela me explicou que a criança faz isso com a mesma curiosidade que ela aperta um interruptor. Aperta - acende. Aperta de novo, apaga. E a criança vai testar, obter a mesma resposta e achar aquilo legal até perder o interesse. Quando isso acontencer ela esquece... Passa pra outro "interruptor" mais interessante. Se pararmos para pensar é um processo bem empírico de descoberta do mundo =].
Desde então confesso que minha forma de lidar com esse tipo de situação melhorou muito. A resposta agora á sempre a mesma sem titubear. Foi como se saber essa informação me tirasse a culpa de negar várias coisas... O relacionamento melhorou. Tá mais asertivo, ele compreende melhor o que tem que fazer e a gente tem se dado muito melhor. Ponto pra amiga neurocientista de plantão!

Nenhum comentário: